quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Entrevista: Os Aquamans (Surubim - PE)

Direto de Surubim - PE, a banda de surf music Os Aquamans desponta como uma grande e bem vinda novidade na cena alternativa da região. Com um som enraizado em cantores como Dick Dale, os caras estão ansiosos para tocar no Capibaribe in Rock 2014. O blog chamou o baterista Eduardo Souza para conversar sobre a cena de Surubim, influências, além, é claro, do que eles estão aprontando para o público do festival. 


      Como Os Aquamans surgiram?

     Eduardo Souza: A banda surgiu de algumas jams que fazíamos nos finais de semana, com a banda do nosso baixista Felipe. logo após o ensaio constumavos realiazar alguns improvisos. Tocar surf rock sempre foi uma brincadeira de fim de ensaio sem nenhuma pretensão. Com o desfalque de dois membros da antiga banda (incluindo o vocalista), e um convite para tocar no evento de aniversário da cidade, tivemos que arranjar uma solução. Dai veio a ideia de levar o surf instrumental, que fazíamos em forma de jams nos finais de ensaio mais a sério, e formar uma nova banda faltando apenas uma semana para a apresentação. Se o show foi bom, pergunte ao vigia Bazinha, o mais animado da plateia.

    Quais as influências de vocês?

    Eduardo Souza: Nossas maiores influências são basicamente do final dos anos 50 e anos 60, totalmente direcionado a surf music e um pouco de música psicodélica. Bandas como The Ventures, The Astronauts, Dick dale, Beach boys, The jet blacks e até uma mais recente chamada Satan’s Pilgrims, essas são nossas maiores influências.


    Você tocava na Hanagorik, banda seminal para a cena de Santa Cruz que tinha um estilo bem diferente da Aquamans. Como foi a mudança?

    Eduardo Souza: Realmente existe uma diferença entre as duas bandas. Eu já tocava com Bruno (tecladista) Pedro (guitarrista) antes de entrar na Hanagorik. A minha entrada na Hanagorik foi justamente pela banda que eu já fazia parte com os meninos quando Tuca (guitarrista) me fez o convite para entrar na banda e decidi encarar o desafio, que pra mim foi uma das minhas melhores experiências como músico. Poder tocar com pessoas que você admira e respeita foi muito proveitoso para mim. Enquanto a questão da mundança não foi complicado por que eu sempre gostei de tocar os dois tipos de música tanto no Hanagorik que era um pouco mais pesado, quanto agora nos Aquamans.

    A Aquamans faz parte de uma cena bastante recente em Surubim. Como anda a cena da cidade?

   Eduardo Souza: Sobre isso eu sou meio suspeito pra falar. Acho até que não sou a pessoa certa  pra falar sobre isso, por que faço parte de uma geração bem mais nova.  Fazendo uma comparação com alguns tempos atrás, acho que já tivemos tempos bem melhores. A cena de hoje na cidade, pra ser sincero, quase não existe no meu ponto de vista. Há poucas bandas, e também não tem espaço para essas bandas se apresentarem (com exceção da Rockcycle), o único espaço disponível para as bandas da cidade, e se existe outro lugar, desconheço. Então não há muitas coisas que movimentem a cidade nesse tipo de cenário e nem apoio da prefeitura local, desde música ou qualquer outro tipo de arte que nasce da terra. 

   O que a banda está preparando para o Capibaribe in Rock 2014? Muita expectativa?

   Eduardo Souza: A expectativa pro show é a melhor possível, para todos os membros da banda, e em especialmente pra mim que já tive a oportunidade de tocar no festival com a Hanagorik. Sei que é um festival de respeito e com um público bem receptivo e aberto para ouvir qualquer tipo de música. Então minhas lembranças são as melhores possíveis e poder voltar a tocar no Capibaribe in Rock vai ser muito prazeroso. Estamos ansiosos para apresentação.

    E sobre material autoral, vocês têm pretensão de compor algo?

   Eduardo Souza: A banda é bem recente, formamos ela no começo de setembro, mas mesmo com pouco tempo de banda já conseguimos compor algumas músicas que já estão incluídas no repertório. Vamos fazer nossas versões de alguns clássiscos do surf, mas a ideia é ir compondo cada vez mais para que possamos entrar em estúdio para gravar o nosso álbum de estréia.

  O que o público pode esperar da apresentação dos Aquamans no Capibaribe in Rock?

   Eduardo Souza: Nós nunca fomos de pensar muito em como seria os shows, deixamos a música fluir e tomar conta de nós. Então o público do Capibaribe in Rock pode esperar um show bem pra cima, com um surf bem psicodélico.


    Os Aquamans são: Eduardo Souza (bateria), Felipe Andrade (baixo), Pedro Igor (guitarra) e Bruno Luiz (teclado). A banda se apresenta no sábado, dia 15 de novembro, no Capibaribe In Rock 2014.


Entrevista: Priscila Moura
@blue_journalist

Fotos: Os Aquamans

Nenhum comentário: