terça-feira, 15 de outubro de 2013

Entrevista: Piloto Automático


A Piloto Automático é uma banda recifense que faz um som pesado, dinâmico e competente. 
Mostram fortes influências do baião/stoner/punk/letargia e psicodelismo. A banda está junta há 6 anos e traz na sua formação: Pedro Assis na bateria, Tomaz Jr. na guitarra e vocal, Alfredo Garcia no baixo e vocal e Rangel Zurk na guitarra e vocal. 
Os Pilotos, alçaram o primeiro vôo em 2013, quando lançaram a sua espaçonave: o EP homônimo "Piloto Automático".
Entrevistei o guitarrista Tomaz Jr., que ano passado veio curtir o evento, ele saiu com uma boa impressão do festival, tanto que mostrou interesse em vir tocar na edição deste ano. Também ajudou nas respostas o baterista Pedro Assis.




1) Quais as impressões que a edição do ano passado te deixou?? Isso foi importante para que aceitassem o convite pra tocar esse ano?
Tomaz: A edição de 2012 me impressionou bastante pela qualidade do som e das bandas, cheguei em Recife contando aos caras da banda como foi tudo e todos ficaram empolgados em participar da próxima edição.

2) Em que ano a banda foi formada e quais as principais referências?
Tomaz: A idéia foi iniciada em 2006 por mim e Pedro, porém não éramos uma banda oficialmente. Com a entrada de Alfredo em 2007, criamos de forma definitiva a Piloto Automático, acontecendo um ano depois a entrada de Zurk.
Pedro: As influências são diversas, do Stoner ao Baião, do Punk rock ao experimentalismo. Nossas influências musicais são bastante amplas e todas essas referências estão incorporadas em nossa banda. Mas, a ideia é nunca se restringir a um tipo de música, mantendo sempre uma identidade.

3) Tomaz, vejo você como um entusiasta com relação a eventos no interior do estado (já que frequenta a Macuca e o próprio CIR). O que você tem a dizer com relação a eventos como o CIR? O caminho é ''interiorizar''??
Tomaz: A cultura do interior sempre foi uma influência na minha vida (por conta dos meus pais). Luiz Gonzaga sempre esteve na vitrola de casa, as histórias da infância que meu pai conta, as viagens... Isso tudo influenciou na música e meu estilo de viver e pensar, o nosso interior é forte culturalmente. Restrições geográficas não fazem parte do estilo da Piloto Automático, os eventos no interior são os melhores, os que realmente se preocupam com o som, e não com lucros ou coisas do tipo.
Pedro: O público no interior é sempre muito receptivo e empolgado. Bem, se o caminho é "interiorizar" não sei, mas tocar pelo interior estará sempre nos planos da banda. Não se acanhem em chamar a gente sempre que der!


4) Tem previsão de um álbum completo para 2014?
Pedro: Estamos em processo de criação de novas músicas, mas sem ideia ainda de qual vai ser o formato ou quando será lançando.

5) O que podemos esperar para este show do Piloto Automático no festival?
Tomaz: Alguma coisa bem barulhenta (risos).


Site oficial:

http://www.pilotoauto.com/

Clipe da música "Estrada deserta"

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=y-e1afevQhM

Baixe o EP:
http://www.pilotoauto.com/downloads/PilotoAutom%C3%A1tico_EP.rar

Nenhum comentário: