quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Entrevista: Plano Base (Santa Cruz do Capibaribe - PE)

A banda Plano Base já é bastante conhecida no cenário musical de Santa Cruz do Capibaribe, desde o surgimento do antigo Boteco 29. Com um repertório que inclui covers e músicas autorais, a banda vem conquistando muitos admiradores por onde passa. Entrevistamos o vocalista Paulinho Coelho, que nos contou um pouco mais sobre a banda e a expectativa de tocar pela primeira vez no Capibaribe in Rock.


Quando surgiu a Plano Base?

Paulinho: A Plano Base data de meados de abril de 2011. Nós tocávamos ás vezes em eventos pequenos e por lazer, mas não tínhamos um baterista. Então, eu comecei a estudar na ASCES e ía no ônibus junto com o Edson Filippe. Ele nos conhecia, comentou que tocava bateria e nos juntamos! Éramos eu (Paulinho Coelho), Davi Procópio (baixo), Edson Filippe (bateria), Vítor Lucena e Marcelo Aleixo (guitarras).

Começamos a “aparecer” na cena da cidade no advento do Boteco 29, onde tocávamos quase todas as noites de sábado. Junto com o fim do Boteco, em 2012, chegou ao fim também a parceria com Marcelo, hoje na Calibre. O cara não se sentia confortável com o estilo que fazíamos e saiu.
Para substituir Marcelo, no fim de 2012, convidamos Júlio Santos (Novato), que deu uma toque performático à banda.

A Banda já tocou fora de Santa Cruz?                                                                                

Paulinho: Desde 2011, já tocamos, além de Santa Cruz, em Caruaru (Cachaçaria, Budega Pub, Circo 93, ASCES), no Marco Zero em Recife, em Toritama, em Taquaritinga do Norte (Festa das Dálias, festa pronta e Badabarreira), em Campina Grande - PB, Serra Branca - PB, São Caetano e num bocado de lugar que não lembro agora (risos).

Quais as principais influências da banda?

Paulinho: Cada um tem um estilo bem diferente. Isso fez uma misturada massa. Eu tenho um estilo mais das antigas: punk, heavy metal e hard rock dos anos 70 e 80. Davi, já curte umas paradas mais atuais e blues, música regional nordestina, tal... Vítor, gosta de música eletrônica e hard Rock, Filippe, é fã do Pop Rock nacional, e o Novato... Bom, o Novato deixou de ser crente a pouco tempo e ainda tá aprendendo a viver (risos).

Qual o lema da banda?

Paulinho: Sempre tratamos tudo por igual. A opinião de todos tem o mesmo peso, a grana (ou falta dela) é dividida igualmente. Somos coletivistas natos. Mas lema, lema mesmo, é: “SOMOS OS DONOS DO BAR! HEY”.

Já tocaram outras vezes no Capibaribe in Rock?

Paulinho: Eu já toquei uma vez com a Los Crânios. Davi duas, uma com a Los Crânios, outra com a Horda. Os demais não! Será nossa primeira vez como Plano Base, por isso, sejam carinhosos.

Qual a expectativa de toda a banda para o evento?

Paulinho: Cara, sempre almejamos, como ápice na cena da cidade, a Festa de Setembro e o Capibaribe. A festa de setembro foi a melhor experiência que já tivemos, esperamos que o Capibaribe supere. É o tipo de ambiente que mais nos agrada. Underground, rock n’ roll, libertário!

É isso! Let’s Rock!


A Plano Base sem apresenta no Capibaribe in Rock no domingo, dia 16 de novembro. Para dar uma sacada no som dos caras, basta acessar a page deles no Palco MP3 (http://palcomp3.com/planobasescc/oh-moca/).

Entrevista: Jorge Luis

Edição: Priscila Moura

Fotos: Plano Base

Nenhum comentário: